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 Postura no computador

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Número de Mensagens : 342
Idade : 55
Localização : Amadora
Emprego/lazer : Motorista S.P.-Lisboa Transportes
Humor : Sempre em alta
Data de inscrição : 28/11/2007

MensagemAssunto: Postura no computador   Qua Abr 23, 2008 9:40 am




















Na
digitação evite realizar o mesmo movimento com as mãos durante muito tempo,
procure realizar uma digitação suave; conserve as mãos retas.


Conforto
para os olhos







Quanto
menores o brilho e os reflexos na tela do monitor, maior o conforto para os
olhos. Se o ajuste nos controles manuais ou o reposicionamento do monitor não
corrigir esses efeitos, coloque um toldo de papelão sobre ele. Ou, então,
compre uma proteção antiofuscante, também conhecida por protetor de tela.


De
olho na tela






A
posição do monitor é importante para evitar problemas de coluna e de fadiga
ocular. Ele deve estar numa distância de aproximadamente 70 centímetros da
face do usuário, ao nível dos olhos ou um pouco abaixo deles. Se o gabinete da
máquina não permitir esta disposição, coloque alguns livros sob o monitor.



Conforto
para o corpo



Quando
você esta de pé, seu peso é distribuído pela coluna lombar, favorecendo o
equilíbrio do corpo. Permanecendo horas sentado, sua coluna recebe uma dose de
esforço extra. Nesse caso, procure manter a curva natural das costas (em
formato de S). Uma boa dica: coloque um travesseiro na parte inferior da coluna
para ajustar a curva lombar.

Atenção
com a cabeça e o pescoço





As
dores de coluna estão, muitas vezes, relacionadas com o mau posicionamento da
cabeça e do pescoço. Para reduzir as chances de lesões na cabeça e no pescoço,
evite torcê-los ou sacudi-los de forma repetitiva. Utilize, também, um suporte
de papéis para eliminar movimentos laterais com a cabeça.



Capriche
na cadeira






Priorize
a compra de uma cadeira confortável, ótimo acessório para minimizar o
estresse do corpo. Ela deve ter um encosto ajustável (para frente e para trás),
que permita uma reclinação de até 30 graus. Prefira encostos altos, pois
garantem maior apoio para as costas, diminuindo a tensão localizada. Verifique
se a cadeira oferece suporte para a região lombar, descanso de braço com
almofadas e uma base com cinco pernas para reduzir o risco de quedas.


Boa
Circulação






Digite
com os braços formando um ângulo de 90 graus. Isso é importante para garantir
a boa circulação sangüínea nos membros superiores.



No
Chão




Pés
cruzados ou apoiados na ponta dos dedos favorecem dores na parte inferior da
coluna. Apoie a planta dos pés no chão, permitindo que eles fiquem retos. Se a
cadeira for muito alta, coloque livros ou outro tipo de apoio sob os pés.
Lembre-se ainda de manter os joelhos flexionados num ângulo de 90 graus.






Parada
Obrigatória



É
saudável estipular períodos de descanso para a vista. Para cada 2 horas de
trabalho, recomenda-se um intervalo de 15 minutos. Quem trabalha todo o tempo
olhando para a tela deve optar por uma pausa de 15 minutos em cada hora de serviço.


Ambiente
Agradável




Ao
trabalhar, evite o excesso de luz ambiente externa e o brilho nas paredes próximas
ao computador e elimine os reflexos na tela do monitor.


Passeios
Esporádicos




Por
mais correta que seja sua postura, a pressão sobre os discos lombares aumenta
em até 30% quando você está sentado. A Nasa realizou uma serie de estudos com
gravidade zero e descobriu que um corpo em descanso posiciona-se entre o estado
de sentar e o de deitar. Como não existe uma fórmula exata, os especialistas
aconselham que cada profissional escolha a postura que mais lhe agrade com coerência,
é claro. Aliado a isso, eles dizem que sentar de uma maneira segura se resume
em levantar-se de vez em quando.


Teclados
Ergonômicos



Não
se empolgue com a bela aparência desses periféricos. Prefira os modelos com
suporte de pulso, que deve ser grosso e almofadado e estar no mesmo nível físico
do teclado - nunca abaixo.


Esforço
Repetitivo




Dores
nas mãos, sensibilidade ao toque, adormecimento e formigamento dos dedos são
os principais sintomas de lesões por esforço repetitivo, doença crônica que
atinge ombros, braços, pulsos e mãos. Nunca ignore os possíveis sintomas.
Deixar para lá pode ser muito pior.


Luz



A
iluminação precisa ser controlada para não se sobrepor à tela ou produzir
reflexos indesejados. Dê preferência aos lustres com ajuste manual. Confira se
a luminosidade está adequada: olhe para a tela do micro - não pode haver
pontos de luz notáveis atrás ou ao redor dela.


Pernas
Livres



Uma
mesa de trabalho inadequada pode causar dores na nuca, nas costas e na cabeça.
Considere a utilização de um móvel que permita bom espaço para movimentação
das pernas e ofereça altura suficiente para posicionar o teclado de forma
correta - aproximadamente 70 centímetros do chão.


Fadiga



Distancie
seus olhos do monitor a cada 10 minutos, focalizando-os o mais longe
possível durante 5 segundos. Esse procedimento minimiza a fadiga ocular.


O
Poder do Mouse



Quando
você utiliza o mouse, movimenta os músculos mais fortes do ombro e dos braços.
Por isso, tenha cautela ao manusear o periférico. Não use força para clicar
ou mover o mouse; mantenha o pulso numa posição neutra; altere a postura das mãos
durante o trabalho.

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